Pular para o conteúdo principal

Mais cantigas de roda

Olá, mais algumas cantigas de roda para brincadeira de nossas crianças...........

Dona aranha

Dona aranha

Subiu pela parede

Veio a chuva forte

E a derrubou

Já passou a chuva

E o sol já vem surgindo

E a dona aranha

Na parede vai subindo

Ela é teimosa

E desobediente

Sobe, sobe, sobe

Nunca está contente.

Era uma casa

Era uma casa

muito engraçada,

não tinha teto,

não tinha nada.

Ninguém podia,

entrar nela não,

porque na casa,

não tinha chão.

Ninguém podia

dormir na rede,

porque na casa,

não tinha parede.

Ninguém podia

fazer pipi

porque penico,

não tinha ali.

Mas era feita

com muito esmero,

na Rua dos Bobos,

número zero.

Escravos de Jô

Escravos de Jô

Jogavam caxangá.

Tira, bota

Deixa o Zamberê ficar.

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue, zigue, zá

Guerreiros com guerreiros

Fazem zigue, zigue, zá.

Esta rua

Esta rua, esta rua tem um bosque,

que se chama, que se chama Solidão.

Dentro dele, dentro dele mora um anjo,

que roubou, que roubou meu coração.

Se roubei, se roubei teu coração,

é porque tu roubaste o meu também.

Se roubei, se roubei teu coração,

é porque, é porque te quero bem.

Se esta rua, se esta rua fosse minha,

Eu mandava, eu mandava ladriar,

Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante,

Para o meu, para o meu amor passar.

Gata pintada

Gata pintada

Quem te pintou?

Foi uma velhinha

Que por aqui passou.

Em tempo de areia

Fazia poeira

Pega essa lagarta

Pela ponta da orelha

Gatinha parda

Ah, minha gatinha parda

Que em janeiro me fugiu

Quem roubou minha gatinha

Você sabe? Você sabe?

Você viu?

Eu não vi a tal gatinha

Mas ouvi o seu miau

Quem roubou sua gatinha

Foi a bruxa, foi a bruxa

Picapau.

Indiozinhos

1,2,3 indiozinhos

4,5,6 indiozinho

7,8,9 indiozinhos

10 num pequeno bote.

Foram navegando pelo rio abaixo

Quando um jacaré se aproximou

E o pequeno bote dos indiozinhos

Quase, quase virou

(Repete: 1,2,3 indiozinhos...)

Linda roseira

A mão direita tem uma roseira

A mão direita tem uma roseira

Que dá flor na primavera

Que dá flor na primavera

Entrai na roda, ó linda roseira

Entrai na roda, ó linda roseira

Abraçai a mais faceira

Abraçai a mais faceira

A mais faceira eu não abraço

A mais faceira eu não abraço

Abraço a boa companheira

Abraço a boa companheira

Marcha soldado

Marcha soldado cabeça de papel

Se não marchar direito

Vai preso no quartel

O quartel pegou fogo

O bombeiro deu sinal

Acode, acode, acode,

A bandeira nacional

Minha viola

Eu tirei um dó da minh(á)* viola

Da minha viola eu tirei um dó

Dor...mir é muito bom, é muito bom

Dor...mir é muito bom, é muito bom

(Cantar rápido):

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um ré da minh(á) viola

Da minha viola eu tirei um ré

Re...mar é muito bom, é muito bom

Re...mar é muito bom, é muito bom

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um mi da minh(á)viola,

Da minha viola eu tirei um mi,

Min...gau é muito bom, é muito bom

Min...gau é muito bom, é muito bom

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um fá da minh(á)viola

Da minha viola eu tirei um fá

Fa...lar é muito bom, é muito bom

Fa...lar é muito bom, é muito bom

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um sol da minh(á)viola

Da minha viola eu tirei um sol

So...rrir é muito bom, muito bom

So...rrir é muito bom, muito bom

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um lá da minh(á)viola

Da minha eu tirei um lá

La...var é muito bom

Lá é alto é muito difícil, é muito difícil

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

Eu tirei um si da minh(á) viola

Da minha viola eu tirei um si

Si...lêncio é muito bom, é muito bom

Si...lêncio é muito bom, é bom demais

É bom camarada

É bom camarada, é bom, é bom, é bom

* Cantar como se a sílaba tônica fosse a última

O Caranguejo

Caranguejo não é peixe,

Caranguejo peixe é

Caranguejo só é Peixe

na enchente da maré.
Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!

Roda, roda, roda

Caranguejo peixe é
A mulher do Caranguejo

tinha um caranguejinho:

Deu no Ouro ,deu na Prata,

Ficou todo douradinho!
Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!
façam roda minha gente

Caranguejo peixe é!
Fui a Espanha buscar o meu chapéu

Azul e branco da cor daquele Céu

Caranguejo só é peixe

na enchente da maré
Palma,palma,palma!
Pé,pé,pé!
Dança Crioula que vem da Bahia,

Pega a criança joga na bacia.

Bacia que é de ouro lavada com sabão

Depois de areada enxugada com roupão

Roupão é de seda enfeitada com filó

Agora eu quero ver a ficar pra vovó.

(se a criança não conseguir um par na dança fica para "vovó")

(ai as demais crianças pedem a sua benção)

A nossa benção vovó

Roda, roda, cavalheiro

Caranguejo só é peixe

na enchente da maré.

O cravo e a rosa

O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido

A rosa, despetalada.

O cravo ficou doente

A rosa foi visitar

O cravo teve um desmaio

A rosa pôs-se a chorar

O cravo tem vinte anos

A rosa tem vinte e um

A diferença que existe

É que a rosa tem mais um

O sapo não lava o pé

O sapo não lava o pé

Não lava porque não quer

Ele mora lá na lagoa

Não lava o pé

Porque não quer

Mais que chulé!

Pai Francisco

Pai Francisco entrou na roda

Tocando seu violão,

Ba-lão, bão-bão, ba-lão, bão-bão

Vem de lá seu delegado,

E Pai Francisco foi pra prisão.

E como ele vem todo requebrado,

Parece um boneco desengonçado.

E como ele vem todo requebrado,

Parece um boneco desengonçado.

Palma é palma é palma / Pé é pé é pé

Você gosta de mim ô fulana (diz o nome da pessoa que está dentro da roda)

Eu também de você ô fulana

Vou pedir a seu pai ô fulana

Para casar com você ô fulana

Se ele disser que sim ô fulana

Tratarei dos papéis ô fulana

Se ele disser que não ô fulana

Morrerei de paixão ô fulana

Palma é palma é palma ô fulana

Pé é pé é pé ô fulana

Roda é roda é roda ô fulana

Abraçarás quem quiser ô fulana

(A pessoa abraça alguém que deverá vir para dentro da roda. Importante combinar antes da brincadeira que a mesma pessoa não poderá ser abraçada duas vezes e quem ainda não foi deverá ser abraçada trabalhando assim a socialização e afeto)

Perdi meu galinho

Há três noites eu não durmo, ô Lalá

Pois perdi o meu galinho, ô Lalá.

Pobrezinho, Lalá, coitadinho, Lalá,

Eu o perdi lá no jardim.

Ele é branco e amarelo, Lalá,

Tem a crista vermelhinha, Lalá.

Bate as asas, lalá, abre o bico, lalá,

Ele faz qui, ri, qui, qui...

(Adapt. de H. P. Vieira)

Pirulito que bate...bate

Pirulito que bate... bate

Pirulito que já bateu,

Quem gosta de mim é ela

Quem gosta dela sou eu.

Pombinha Branca

Pombinha branca,

Que está fazendo,

Lavando roupa,

Pro casamento.

Vou me lavar,

Vou me trocar,

Vou na janela,

Pra namorar.

Passou um homem,

de terno branco,

Chapéu de lado,

Meu namorado.

Mandei entrar,

Mandei sentar,

Cuspiu no chão,

Limpa aí seu porcalhão!

Tenha mais educação!

Todas tiradas do site: www.psicopedagogia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

La la land: Inspiração para festas

 A inspiração dessa vez vem do filme La La Land que está fazendo o maior sucesso nos cinemas, indicado 7 vezes ao globo de ouro, promete fazer história e nos inspirou a procurar sobre festas com o tema de musical! Não é um tema comum, porém agrada muitos amantes de música. Bolos (fonte:  http://moms.inspireblog.com.br/wp-content/uploads/2016/04/festa-infantil-musica-felipe-juliana-laporta-inspire-2-2.jpg ) (fonte: www.deliciascaseiras.com.br ) (fonte: www.deliciascaseiras.com.br ) Docinhos (Pão de mel - fonte: www.deliciascaseiras.com.br ) (fonte:  https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/bd/31/f5/bd31f511065684df7fac0c6bfd643f2d.jpg ) (Fonte:  http://img.elo7.com.br/product/zoom/5602DF/festa-tema-musica.jpg ) (fonte:  http://blog.cutecakes.com.br/wp-content/uploads/2016/07/IMG-20150809-WA0019.jpg ) (Cupcakes - Fonte: www.deliciascaseiras.com.br )

Você já imaginou que um bolo pode ser muito mais que um bolo?

  Gentiii o que dizer de um presente como esse?   Você já imaginou que um bolo pode ser muito mais que um bolo?   E se esse bolo for um presente? Pensado e personalizado com tudo que a pessoa gosta? Você consegue imaginar a emoção que um bolo pode trazer? E todo carinho que colocou nesse projeto que pode se transformar em um bolo? Pois é! Isso é possível e eu te ajudo a colocar isso em açúcar. Um presente inesquecível. Eu tenho alguns projetos no site  e podemos juntos confeccionar um sonho. Vem

Aniversário de 50, 60 e 70 anos já pensou?

Pois é, vão aí algumas dicas de como organizar a festa dos seus pais, a sua festa, a festa de aniversário dos amigos com algumas ideias de comida e decoração levando-se em conta a personalidade de cada um, hoje temos festas que antes nem iríamos imaginar mas, nada melhor do que comemorar não é? As ideias serão úteis para qualquer idade. - Primeiro , o que está voltando com tudo são as festas infantis, levando-se em conta que a maior parte dos aniversariantes nestas idades não participaram de festas infantis para si mesmo; quando pequenos as festas eram mais tradicionais e não levavam tanta coisa disponível hoje. Já fiz festa para vovôs e maridos com os temas de Super Heróis (Super Homem, Homem Aranha, Mulher Maravilha, Hulk...), Super Mário, e foram o maior sucesso, os convidados entraram na onda e fizeram a maior festa literalmente. - Segundo , festas mais finas ou tradicionais para aniversariantes mais formais não deixam de ter seu charme. Podemos apostar em cores diversas,